ProVita

Centro de Tratamento da Dor

Dr Daniel Sabatini Teodoro Clínica ProVita Guaçuí

Dr. Daniel Sabatini Teodoro

Médico Ortopedista

CRM-ES 9925 | RQE 6184
CRM-MG 65798 | RQE 33586

Dr Vinícius de Castro Polido Clínica ProVita Guaçuí

Dr. Vinícius de Castro Polido

Médico Ortopedista

CRM-ES 15.438​ – TEOT 15330 – RQE 10462

O que é o tratamento da dor:

A Dor Crônica é geralmente descrita como uma dor persistente por pelo menos três meses. Pode ser, além disso, uma dor que se estende para além do período esperado para a cura. É muito difícil precisarmos exatamente em que ponto uma dor aguda se transforma em crônica. Isto costuma variar muito em cada caso.

Lidar com a dor muitas vezes se torna uma difícil e longa jornada. Geralmente, começa como um problema aparentemente simples, mas que, aos poucos, parece não ter fim. Isso causa sentimentos de desesperança, isolamento social e muitos outros problemas. A OMS estima que cerca de 30% da população mundial apresenta dor crônica.

Uma dor que se estende por mais de 3 ou 6 meses não costuma ter uma resolução simples. O tratamento é realizado com medicamentos, como por exemplo anti-inflamatórios, antidepressivos, analgésicos ou anticonvulsivantes, tratamento por ondas de choque extracorpórea, fisioterapia, exercícios físicos, psicoterapia, acupuntura, estimulação magnética transcraniana ou procedimentos intervencionistas, como radiofrequência ou bloqueios anestésicos. Portanto, o tratamento é multidisciplinar.

Apesar de ser um problema de difícil solução, a dor crônica pode ser gerenciada de maneira saudável. Mesmo quando não é possível encontrar uma cura definitiva para o problema, é sempre possível buscar uma vida com qualidade e mais ativa. Para tanto, é essencial procurar bons profissionais!

Entenda quando procurar o Centro de Tratamento da Dor:

Costuma-se dividir a dor crônica em quatro tipos: a dor nociceptiva, ligada a uma lesão no tecido; a dor neuropática, que se relaciona a alguma alteração nos nervos; a dor mista, ou seja, com componentes neuropáticos e nociceptivos; e a dor disfuncional, como a fibromialgia, por exemplo.

Um problema comum em relação à dor crônica é que tratamentos que costumam funcionar com as dores agudas não funcionam para dores crônicas e, em alguns casos, chegam a piorar o quadro. Por exemplo, o repouso costuma ser algo indicado para uma dor mais aguda, mas, na dor crônica, o repouso excessivo é contraindicado, pois leva a um enfraquecimento dos músculos e ligamentos, além de reduzir as atividades da pessoa, intensificando sentimento de impotência e podendo levar a um quadro de depressão.

Independentemente da região do corpo em que ela se apresenta, se a dor se estende por mais de 3 ou 6 meses, é indicado procurar um centro de tratamento da Dor.

A ProVita conta com uma equipe preparada para avaliar e tratar a sua Dor!

A Dor Crônica é geralmente descrita como uma dor persistente por pelo menos três meses. Apesar de ser um problema de difícil solução, a dor crônica pode ser gerenciada de maneira saudável.

Conheça o nosso Centro de Tratamento da Dor

Agende sua consulta: